Última Marcha

Paraíso dos motores V8? Conheça o Woodward Dream Cruise, nos Estados Unidos

Gostaria que, durante alguns minutos, a gente não falasse de preservação do meio ambiente, aquecimento global, além dos outros assuntos que tiram o sono de ambientalistas e de quem tem o mínimo de preocupação com o planeta em que habitamos. Depois a gente conversa sobre isso. Pode ser?

Agora, eu só queria que o assunto fosse carros. De preferência com motor V8. Desses que roncam alto, nos colam no banco e fazem o nosso coração bater forte. Um dos lados negativos disso tudo é o alto consumo de combustível, mas também não discutiremos isso neste momento.

Plymouth Belvedere 1967 / Foto: Clayton Sousa

Vamos voltar aos Muscles Cars, motivo de orgulho para os norte-americanos. Lá, onde a gasolina custa cerca de R$ 3/ litro, os motoristas podem curtir esse prazer antes do mundo ser invadido ( e com razão) pelos modelos híbridos e elétricos. Um lugar legal para você admirar essa cultura é o Woodward Dream Cruise, em Detroit/EUA – a maior concentração de veículos antigos e modificados do mundo. Na maioria dos casos, com o tal do motor V8.

Motor V8 6.2 supercharged instalado em um Belvedere 1967 / Foto: Clayton Sousa

Eu tive o prazer de participar do evento, este ano. Vi de perto carros que, até então, eu só tinha curtido pela televisão ou cinema. Pense! De caminhonetes antigas a carrinho de supermercado gigante com motorzão. Aquele lugar tem de tudo mesmo. Tanto que atrai cerca de 1,5 milhão de pessoas, no terceiro fim de semana de agosto.

Woodward Dream Cruise, nos Estados Unidos. Foto: FCA/ Divulgação

Peraí! Faltou explicar um detalhe importante. Em vez de uma exposição, esse playgroud de marmanjo tá mais para desfile do que qualquer outra coisa. Quem tem um carro legal liga a ignição, aperta o cinto e sai desfilando pela Woodward Avenue, que liga Detroit a Pontiac. São cerca de 34 quilômetros com muitos roncos, às vezes ensurdecedores, belíssimas máquinas e visitantes de vários países. Inclusive do Brasil.

Rat Rod desfilando no Woodward Dream Cruise / Foto: Clayton Sousa

História

O Woodward Dream Cruise começou entre amigos com o objetivo de arrecadarem grana para construir um campo de futebol. Isso no dia 19 de agosto de 1995, na cidade de Ferndale, Michigan. Mesmo sem grupos de WhatsApp e outras redes sociais, o evento bombou. A ideia era juntar 40 mil pessoas, mas cerca de 250 mil marcaram presença. O mega “encontro” ficou tão gigante que entrou com os dois pés na porta no calendário oficial da terra do Tio Sam. Para ver um pouco dele você tem dois caminhos: ir até lá, no ano que vem, ou assistir ao nosso vídeo. Te garanto, a segunda opção é rápida e bem mais barata! Rs

Viagem feita a convite da FCA do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.