Última Marcha

VW apresenta o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico do Brasil

135 anos após a criação do motor a combustão, a VW apresentou os caminhões e-Delivery, os primeiros 100% elétricos do Brasil. O caminhão urbano leve totalmente movido a energia elétrica foi desenvolvido, testado e será fabricado no Brasil em duas versões: 11 toneladas 4×2 e 14 toneladas 4×6.

“O futuro chegou. Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade. E que agora culmina na chegada do e-Delivery”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

O caminhão elétrico da Volkswagen está equipado com um motor que entrega 300kW. Equipado com suspensão pneumática de série e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. O modelo de 11 toneladas tem capacidade máxima de carga útil de 6.320 kg, já o 14 toneladas tem 9.055 kg de capacidade.

Com a opção de seis ou três pacotes de bateria, o e-Delivery tem uma autonomia de até 250 km, de acordo com a configuração do veículo. O freio também pode ajudar nesse número, já que é regenerativo, podendo reaproveitar até 40% da energia gasta para desacelerar.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus já iniciou as vendas em concessionários autorizados do primeiro caminhão nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O preço oficial não foi revelado, mas o CEO da montadora afirma que no início das operações, o modelo custará duas vezes o valor do caminhão a diesel.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments