Última Marcha

Volkswagen lança calculadora digital de combustível e emissão de CO2

A marca alemã divulgou em seu site oficial o lançamento de uma calculadora digital. A idéia é que o usuário analise com qual combustível é mais eficaz abastecer, levando em consideração não só a questão econômica, mas também a emissão de CO2 de acordo com o combustível escolhido e o carro abastecido.

O App está disponível para usuários Android e em breve chega para iOS.

Sendo assim, quem fizer o calculo pode ficar ciente do custo-benefício, aliado à quantidade de poluentes que seu carango vai emitir. O processo é bem simples, basta apenas fazer o download do App Meu Volkswagen, acessar a calculadora e preencher os respectivos preços do litro do etanol e da gasolina que o aplicativo vai mostrar instantaneamente o resultado.

A Volkswagen usa um algoritmo específico para cada versão de cada modelo. O usuário poderá escolher qual é o uso que ele terá com o seu carro, se vai pegar uma estrada, uso urbano ou misto.

O resultado do valor apresentado na calculadora é uma estimativa da marca, baseada em dados de consumo energético do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO e da intensidade de carbono dos combustíveis do programa RenovaBio. Já no caso etanol, como sua origem é vegetal, a combustão não acrescenta carbono de origem fóssil à atmosfera, ao contrário da gasolina, derivada do petróleo.

A Volkswagen teve seus dias ruins após o escandalo do dieselgate em 2009, pois usava técnicas fraudulentas para medir a emissão de poluentes em seus carros. Após isso, vem fazendo uma série de ações como essa da calculadora digital para focar na redução de emissões de poluentes e na sustentabilidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments