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Volkswagen apresenta três modelos de ônibus para o Brasil

A Volkswagen Caminhões & Ônibus revelou oficialmente os chassis 10.160 OD de micro-ônibus e o 15.190 ODS, com suspensão a ar. A marca alemã também anunciou a comecialização do 22.280 ODS, o chassi para carrocerias de ônibus urbanos de 15 metros, que contém três eixos.

O intúito do modelo 10.160 OD é atender a necessidade de transportar o maior número de pessoas com o maior distanciamento possivel, por conta da pandemia da Covid 19. O modelo 15.190 ODS, já tem o foco no conforto e na qualidade dos ônibus midi, um modelo de tamanho intermediário entre o minibus e um ônibus, que vem sendo procurado cada vez mais.

10.160 OD

A nova configuração do 10.160 OD tem capacidade de transportar até 36 passageiros. Ele conta com motor de 162cv de potência, que entrega 600 Nm de torque, uma transmissão ZF S5 420 com cinco velocidades e um PBT de 10.000 Kg, o que possibilitou o aumento da capacidade de passageiros. Novas configurações de carrocerias estão em desenvolvimento e, em breve, também estarão disponíveis.

15.190 ODS:

O Volksbus 15.190 ODS é equipado com motor MAN D08, com 186 cv e 700 Nm do torque. A transmissão é manual ZF de sete marchas (seis marchas à frente e uma ré) associada ao sistema de cabos e auxílio pneumático.

Com PBT de 15 toneladas, é indicado para carrocerias de até 11 metros de comprimento. O chassi é ideal para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras, operando como midiônibus sob medida para linhas de fluxo intermediário, com menores intervalos entre os embarques. Agora com suspensão pneumática dianteira e traseira, o modelo busca proporcionar conforto e é uma excelente opção para fretamento de curtas e médias distâncias.

22.280 ODS:

O grandalhão também foi apresentado na coletiva. Ele pode levar 22 toneladas, aproximadamente 115 passageiros, e seu encarroçamento pode alcançar 15 metros.

O “superônibus” ainda é equipado com a suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, além da motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas. O modelo tem um detalhe interessante, que é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilita maior flexibilidade de configurações, de acordo com a necessidade da operação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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