Última Marcha

TRABALHO PESADO: Scania apresenta o novo Heavy Tipper 10×4

De olho no aquecimento do setor de mineração, principalmente pela alta demanda por parte de países como China, Estados Unidos, Espanha, Itália e Japão, a Scania apresentou o Heavy Tipper 10×4.

O modelo, com vocação off-road, chega para ampliar a gama XT Heavy Tipper, formada, até então, pelas versões 6×4 e 8×4. O G540 10×4 tem capacidade para até 55 toneladas, frente as 44 toneladas do Heavy Tipper 8×4.

Quando o assunto é força, o modelo embarca a tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão. São 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque. O câmbio é automatizado de 14 velocidades.

O gigante está equipado com bogie traseiro, sistema de suspensão para melhorar o contato com o solo e, consequentemente, a estabilidade, além de um eixo cardan projetado para suportar maior torque em terrenos irregulares, como o de mineradoras.

De série, o caminhão ainda tem controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio em aclives), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção para os faróis e pino de reboque frontal com 40 toneladas de capacidade.

Em termos de segurança, o modelo oferece airbags no volante e de cortina, mas como opcionais. O veículo também pode ser equipado com bafômetro. O equipamento só libera a partida após comprovar que o condutor não ingeriu bebida alcoólica nas últimas horas.

O Heavy Tipper 10×4 está disponível para reserva a partir de R$ 950.000. As primeiras unidades, no entanto, devem ser entregues, apenas, em abril do ano que vem.

Veja alguns destaques da FENATRAN 2019:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários