Última Marcha

Toyota apresenta novo Yaris Cross

Previsto para ser apresentado no Salão de Genebra, o Yaris Cross, utilitário esportivo compacto baseado no Yaris, deve chegar ao mercado japonês no segundo semestre deste ano. A estreia, no mercado europeu, deve ocorrer em 2021.

Visto como um “Mini-RAV4”, o modelo é construído sob a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma de Corolla e RAV4, criada especificamente para os novos modelos híbridos. Em termos de dimensões, o Yaris Cross tem o mesmo entre-eixos de sua versão hatch, com 2,51m. São 4,18m de comprimento, 1,71m de largura e 1,56m de altura. Números parecidos com os do Citroën C4 Cactus e menores que os do T-Cross, Kicks e cia.

Interior com volante multifuncional e tela touch screen.

Apesar de ter o mesmo tamanho do hatch vendido no mercado brasileiro, o crossover é bem diferente dos modelos daqui. A dianteira, notavelmente, tem traços da RAV4 e alguns revestimentos em plástico na carroceria e nas caixas de rodas. O conjunto ótico é todo em LED. Na traseira, as lanternas se unem com o símbolo da Toyota centralizado e pintura em dois tons

Na motorização, o modelo será híbrido. A tecnologia é a mesma dos irmãos de plataforma, aliando um motor elétrico ao 1.5 de três cilindros a gasolina. São 116 cavalos de potência de forma combinada. A transmissão pode ser a manual de seis marchas ou CVT – com opção de tração dianteira ou integral, uma inovação entre os SUV’s compactos.

O modelo será fabricado em Valenciennes, na França, e será posicionado abaixo do SUV C-HR, na Europa. Renault Captur e Nissan Juke são os maiores concorrentes.

Aqui no Brasil, o Yaris é bem diferente. Por conta disso, o Yaris Cross não deve ser apresentado nessa forma, pelo menos por enquanto.

Assista o nosso teste com o TOYOTA YARIS 1.5 CVT:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
NotíciasVídeos