Última Marcha

Novo Audi A4 2021: aceleramos o sedã e te contamos todas as mudanças

Qual é a definição de Tiozão? Segundo o diário informal da internet, é o termo referente ao homem de meia idade que se comporta como um jovem. Talvez essa definição caia como um suéter para um futuro dono de um Audi A4. Afinal, o modelo 2021, recebeu boas atualizações que o deixaram bem mais jovial e ousado em relação à geração anterior.

Assista as nossas primeiras impressões sobre o Novo Audi A4:

Vamos focar no objeto de desejo em questão: o belo sedã alemão. Ele chegou com uma nova grade, mais ampla e plana, carinhosamente apelidada pela montadora de Singleframe. A iluminação também é nova e toda em LED, de série. Caso o dono escolha a versão mais cara, pode ostentar o conjunto MATRIX, mais tecnológico ainda. Na lateral, o sedã recebeu um pequeno vinco acima das rodas. Um detalhe que caiu bem.

Interior da versão Performance Black

Por dentro, ouso dizer que qualquer tiozão ficaria boquiaberto. O Virtual Cockpit segue impressionando com a sua tela de 12,3 polegadas. Mas a tecnologia não para no cluster 100% digital, a tela da central multimídia, MMI de 10.1 polegadas, touchscreen, conta com pareamento rápido ao Android Auto e Apple CarPlay. Nada que dez minutinhos de interação não façam o motorista ficar totalmente ambientado ao sistema.

As lanternas são Full Led

Creio que as mudanças no design tanto por dentro, quanto por fora, agradam todas as idades. É nítida a evolução, principalmente na dianteira. Isso dificulta a vida do tiozão. Afinal, o filho e o neto certamente pedirão para dar uma volta.

O bonitão pode sair de fábrica em três versões: Prestige, Prestige Plus e Performance Black. Nas configurações de entrada e intermediária, o modelo utiliza o motor 2.0 TFSI de 190 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, entre 1.450 a 4.200 rpm. Com ele e o câmbio S-tronic de dupla embreagem e 7 marchas, o Novo A4 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A velocidade máxima é de 240 km/h.

Motor 2.0 pode ser de 190 cv ou 249 cv

Na configuração Performance Black, a mais cara de todas, o Audi A4 passa a contar com 249 cv e 37,7 kgfm, entre 1.600 e 4.500 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em divertidos 5,8 segundos e chega a 250 km/h. Nesse caso, o carro também é equipado com a tração integral Quattro.

De série, a versão Prestigie tem chave keyless Go, entradas USB para os ocupantes sentados atrás, volante multifuncional de couro com Shift Paddles, rodas de liga-leve de 18”, câmera de ré e sistema de monitoramento da pressão de pneus. Caso queira dar um passo à frente, a única opção é o teto solar elétrico.

Já o A4 Prestige Plus, recebe o ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos elétricos, piloto automático adaptativo (ACC), pacote de luzes internas, teto solar elétrico, kit exterior S-line, aviso de saída de faixa, faróis Full LED (lanterna traseira com indicador dinâmico nas setas), sistema de som MMI plus com navegação e o Virtual Cockpit Plus. O único item opcional é o Head-Up display.

Porta-malas conta com 460 litros

Por fim, o Audi A4 Performance Black, além de motor mais potente e tração Quattro, acrescenta o caprichado acabamento interno em Black Piano, bancos em combinação em couro e Alcantara com ajuste elétrico e memória, volante esportivo, em couro com base plana, e park assist com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. Os opcionais são: Head-Up display, sistema de som Bang & Olufsen 3D, Pacote Assistance City (com Audi Pre-Sense traseiro e assistente de mudança de faixa) e faróis Full LED Matrix HD.

Os preços começam em R$ 229.990 na versão Prestige, R$ 259.990 na Prestigie Plus e R$ 304.990 na Performance Black.

Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas

De fato, o Novo Audi A4 é, sim, um carro de tiozão. E no melhor dos sentidos. Tem muito conforto, tecnologia, e, pra fechar, um preço elevado. Se o dono, em questão, se organizou bem financeiramente, é uma opção completona e bem divertida. Com tudo isso, uma coisa é certa: o A4 2021 chega para arrebentar a boca do balão. Agora, se mesmo com tudo isso, você preferir um SUV, o Novo Q3 pode ser uma boa opção.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.