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Novo Peugeot 3008: SUV fica mais refinado e parte de R$ 230 mil

O Peugeot 3008, um dos modelos mais bonitos do mercado, acaba de ganhar “Novo” como primeiro nome. O SUV evoluiu em tecnologia, principalmente voltada à segurança, e em design. Ele passa a seguir a identidade visual atual da marca, presente no Novo 208, aqui no Brasil. A convite da Peugeot, acelerei o modelo, com exclusividade, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). E gostei!

Faróis Full Led, para-choque e grade – chamada de Frameless – foram redesenhados. Tudo modificado para deixar o modelo com uma dianteira ainda mais fluida e agressiva. Outra modificação foi a adoção dos DRLs recortando a parte frontal do modelo. Os conhecidos dentes de sabre. Para fechar essa parte, agora, o emblema da marca fica posicionado à frente do capô. As rodas são as mesmas de sempre com 19 polegadas.

Na traseira, as lanternas ganharam novo desenho interno e acabamento escurecido. O para-choque também mudou, com acabamentos simulando uma saída dupla para o escapamento. É legal comentar, ainda, a adoção de abertura e fechamento elétricos para a tampa do porta-malas, com 520 litros. Parece um mero detalhe, mas faz toda a diferença para um carro já tão completo.

Ocupando a posição do motorista, você se sente abraçado pelo cockpit. A versão GT se diferencia da Griffe pelos detalhes em Alcântara, no painel e nas portas. Na configuração de “entrada”, os assentos são em couro costurados – já bem bonitos, mas sem sistema de massagem. Quem levar o 3008 GT também desfrutará de uma central multimídia maior, com 10 polegadas, GPS integrado e sistema de som premium da marca Focal com 515 Watts.

De resto, tudo igual nas duas configurações. Painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, carregador por indução, Park Assist, teto panorâmico e sistema de seleção de modos de condução, Drive Mode, são de série.

A segurança, também, é ponto alto no Novo 3008. O pacote Driver Assist Plus ficou mais inteligente e preciso com a adoção de radares e câmeras mais modernos. A lista inclui controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go (capaz de acelerar o carro em engarrafamentos, contando que a aparada não exceda 3 segundos), alerta da colisão frontal, aviso de fadiga, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, leitor de placas de trânsito e assistente de permanência em faixa com correção do volante. Tudo testado na prática.

Como anda o bonitão?

Embaixo do capô, o motor 1.6 THP, movido exclusivamente à gasolina, segue como única opção. Com 165 cavalos e 25,5 kgfm de torque, ele move com tranquilidade o SUV, devido à boa entrega de força a partir dos 1.500 RPM. O câmbio é automático de seis marchas com seletor estilo joystick. Na pista, não deu para aferir o consumo. No entanto, levando em consideração testes que fizemos com a geração anterior, arriscamos médias, na cidade, na casa dos 10 km/l.

É fato que o carro evoluiu. Está mais completo, seguro e moderno. Para acompanhar todas as mudanças, chegam os preços: R$ 229.990 (3008 Griffe) e R$ 249.990 (3008 GT).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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