Última Marcha

Novo Nissan Kicks 2022: bonito e barato (de manter)

O carro mais vendido da Nissan, na América do Sul, está de cara nova. O Kicks chega com design atualizado e mais tecnologia para continuar vivo na briga pela preferência do consumidor brasileiro.

Mais do que um tapa no visual, o Kicks 2022 ganhou importantes equipamentos de segurança, incorporados, primeiramente, no Novo Versa. A lista inclui seis airbags, controles de tração e estabilidade, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência (apenas com detecção para veículos), monitoramento de ponto cego, além de alertas de saída de faixa e de tráfego cruzado. Na prática, o veículo analisa, o tempo todo, as informações geradas pelo radar e pelas imagens da câmera, instalada na parte superior do para-brisas, para minimizar ao máximo a possibilidade de um acidente.

Os vincos bem definidos da carroceria (sim, o carro é bonito) levam até o porta-malas de 432 litros. O espaço, sem qualquer alteração, continua suficiente para acomodar cinco malas, segundo a Nissan. As rodas podem ter até 17 polegadas – dependendo da versão. Passando para a dianteira, os faróis Full LED, com DRL, deixaram o desenho ainda mais moderno.

Lanteras traseiras, em LED, são interligadas por um acabamento plástico

Embaixo do capô, nenhuma mudança. Em vez de apostar as fichas em um motor turbo, a Nissan preferiu manter o 1.6 flex de 114 cavalos e 15,5kgfm de torque. Se por um lado você não tem a colada no banco, típica dos propulsores turbo, do outro há muita economia, tanto na hora de abastecer quanto na oficina. A montadora diz que o custo de manutenção do Kicks é um dos mais em conta da categoria. Ah, por falar em consumo, o SUV compacto faz, de acordo com o Inmetro, 11,3 km/l (cidade) e 13,6 (estrada), com gasolina, e 7,6 km/l (cidade) e 9,3 (estrada), com Etanol.

Em termos de conforto, para-brisa com isolamento acústico reforçado e suspensão recalibrada. Na prática, o modelo está mais estável, sem sacrificar a suavidade. Caso você exagere em um acurva, fique tranquilo. O Controle de Chassi vai minimizar o balanço da estrutura e te colocar na trajetória certa. Tudo em milésimos de segundos.

O câmbio CVT é suave e proporciona uma direção agradável, contando que você alivie no acelerador. Caso pise forte, o motor acaba gritando um bocado. Isso, na verdade, é um dos poucos calos desse tipo de transmissão.

Nova central multimídia é um dos destaques no interior do Kicks 2022

Evolução, também, na central multimídia. Agora, com 8 polegadas, ela ficou mais rápida e intuitiva. Apple CarPlay e Android Auto, apenas com fio, facilitam a vida e possibilitam o motorista espelhar os principais aplicativos do smartphone. Para fornecer energia ao aparelho, o carregador por indução está disponível, apenas, como opcional. No entanto, há três portas USB e outra, Tipo-C, para ajudar nessa tarefa. A configuração completona, Exclusive, deixa a brincadeira ainda mais legal com as câmeras 360º e o sistema de som de alta definição da renomada marca Bose. Diga-se de passagem, um dos melhores que já testei nos meus quase 40 anos de estrada.

Bom, com tudo isso, o Kicks 2022 tem tudo para ganhar fôlego extra nas vendas. Ele está mais bonito, seguro e conectado do que nunca. Apesar da Nissan não concordar comigo, acredito que o SUV merecia, sim, motor turbo, saída do ar-condicionado no banco de trás e controle de Cruzeiro adaptativo (ACC) para ficar mais completo. Quem sabe isso não fica para uma próxima geração? Aguardemos!

Preços:

Sense CVT ……….. R$ 98.390

Sense MT…. ……… R$ 90.390

Advanced CVT … R$ 106.390

Exclusive CVT …..R$ 116.390

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.