Última Marcha

Novo Jeep Compass 2022: o Cristiano Ronaldo dos SUVs

Enfrentar uma final de campeonato exige esforço e dedicação. Muito além de preparação, é preciso conhecer os adversários. Pontos fracos e fortes. É o caminho mais certeiro para a vitória.

No mercado automotivo, o jogo é exatamente o mesmo. Vamos pegar como exemplo o Jeep Compass. Quando ele foi lançado no Brasil, em 2016, chegou atropelando o mercado. Em pouco tempo, levantou a taça de líder do segmento de forma esmagadora. E tem sido assim até então.

Agora, estamos frente a frente com a terceira geração do modelo. Do lado de fora, ele ganhou novos para-choques e grade dianteira, faróis Full Led e rodas com desenho atualizado de até 19 polegadas. Na traseira, lanternas com novo desenho interno, também em Led, e abertura e fechamento elétricos do porta-malas.

Se você não se impressionaou com essas mudanças, pode mudar de ideia ao observar o interior. O painel mudou bastante, assim como o volante e o console central – mais alto e com carregador wireless para smartphones. A central multimídia é outro destaque. Com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, ela recebeu conexão ao aplicativo Adventure Intelligence. Por ele, dá para saber a localização do veículo, ligar de desligar o motor, saber a quantidade de combustível restante no tanque, entre outras funções.

Para que tudo isso funcione, o Novo Compass sai de fábrica com um chip virtual da TIM (eSIM 4G). A internet, compartilhável com os outros ocupantes via wi-fi, funciona gratuitamente durante 30 dias. Após esse período, é preciso contratar um dos planos oferecidos pela operadora: Básico 5GB, com áudio book, por R$ 30; Padrão 10GB, com Waze (ilimitado), por R$ 50; ou Premium de 40GB, com os mesmos conteúdos do pacote anterior mais o Cartoon Network. Essa última opção custa R$ 100.

O painel de instrumentos é outra importante estrela nesse elenco. Dependendo da versão, ele pode ser 100% digital com tela de alta definição de 10,25″.

Na versão mais completa, a série S, o SUV ganhou tecnologias inéditas e passou por atualizações em outras. Agora, o modelo conta com sistema de reconhecimento de placas de trânsito e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, além dos conhecidos controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e alerta de ponto cego. As configurações de entrada ostentam 6 airbags e a Série S, 7 (incluindo as bolsas para os joelhos do motorista).

A Jeep também trabalhou com atenção no coração do Novo Compass. Além do motor 2.0 turbodiesel (TD 350) com 170 cavalos e 35,7kgfm, sempre 4×4 e com câmbio automático de 9 velocidades, ela adicionou à família o novíssimo 1.3 turbo flex (T270). Esse propulsor rende 185 cavalos cv e 27,5 kgfm, acelera de 0 a 100km/h em 8,8 segundos e pode ser até 18% mais econômico, segundo a montadora. Para mim, esse é um dos maiores reforços do Compass na temporada 2021/2022. O motor T270 substituirá o 2.0 aspirado, menos eficiente e bem mais beberrão.

Caso pense em levar o Novo Compass para trechos off-road, é bom saber que a tração 4×4 estará disponível apenas nas configurações diesel. As demais, no entanto, ganharam um sistema de distribuição de torque entre as rodas (Jeep Traction Control +). Se uma delas perder tração, a força será transferida na hora para a que estiver em contato com o solo. Bem ao estilo Locker, desenvolvido pela Eaton em parceria com FPT, e inaugurado pela Fiat na Palio Weekend Adventure, em 2008.

A suspensão e a direção elétrica ganharam uma nova calibração para melhorar a absorção dos impactos e, como consequência, aumentar o conforto. Tudo testado por mais de 4 milhões de quilômetros, com temperaturas de -10ºC a 50ºC.

Está claro pra todo mundo: o Novo Jeep Compass chega animado para defender a taça com fôlego. Mas o campeonato está longe de ser fácil, viu? Outros adversários começam a entrar em campo, como Corolla Cross, Ford Bronco Sport e Volkswagen Taos. Prepare o coração … e o bolso.

Versões e preços:

Versões e preços:

  • Compass Sport T270 – R$ 139.990
  • Compass Longitude T270 – R$ 154.990
  • Compass Série 80 anos T270 – R$ 162.990
  • Compass Limited T270 – R$ 176.990
  • Compass Limited T270 – R$ 187.990

  • Compass Longitude T350 – R$ 196.990
  • Compass 80 Anos T350 – R$ 204.990
  • Compass Limited T350 – R$ 216.990
  • Compass Trailhawk T350 – R$ 216.990

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.