Última Marcha

Mercedes-Benz apresenta novo caminhão focado no uso em mineração


Uma importante novidade para o segmento de mineração e de construção civil pesada acaba de chegar ao país. A Mercedes-Benz apresentou o Arocs, o caminhão com vocação exclusiva para uso em operações severas.

O modelo passou por uma longa fase de testes em mineradoras, por mais de três anos, e foi finalmente apresentado essa semana. Inclusive, as primeiras 200 unidades da pré-venda esgotaram e serão entregues até o fim de dezembro. A expectativa da marca é comercializar outros 1.000 caminhões no ano que vem.

O Mercedes-Benz Arocs pode receber báscula com capacidade de 20 m² a 24 m², de acordo com a fabricante. A capacidade de carga líquida é em torno dos 40 toneladas.

No Brasil, o Mercedes-Benz Arocs vem com o motor OM 460 LA, o mesmo do Novo Actros. Trata-se de um seis-cilindros em linha de 13 litros que gera 510 cv de potência a 1.800 rpm. O torque de 245 kgfm fica disponível a partir dos 1.100 rpm.

A produção do modelo, na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, exigiu investimentos de R$ 300 milhões na linha de montagem. Ele será exportado, também, para países da América do Sul, principalmente aqueles com vocação para a mineração. Outros mercados, como África do Sul e Índia, estão no radar da companhia.

Além do trabalho em mina, o Arocs atende, ainda, os segmentos de construção civil pesada e de grandes obras de infraestrutura – outra área que deve crescer nos próximos anos. Segundo a Mercedes-Benz, o Arocs 8×4 está disponível na rede de concessionárias de todo o Brasil a partir de R$1.100.000.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments