Última Marcha

Conheça os cinco carros elétricos mais “baratos” do Brasil

O Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em 2018, foi palco de uma transformação no mercado nacional. Lá, foram iniciadas as vendas dos primeiros modelos 100% elétricos da Chevrolet, Nissan e Renault. Carros com muita tecnologia, zero emissões de CO2 e autonomia de até 400km, porém com preços elevados. A promessa era de que, aos poucos, eles ficariam mais baratos.  O que não aconteceu.

A primeira justificativa é a alta do dólar. Afinal, ainda não produzimos carros elétricos em nosso país. Além do fato desse tipo de mobilidade não ser prioridade nas reuniões do governo. 

Dois anos depois do maior evento automotivo da América Latina, chegou a hora da verdade.  O Última Marcha vai mostrar os cinco modelos mais baratos … ou melhor, menos caros comercializados em terras brasileiras. Destaque para a JAC Motors com três das cinco posições. Confira! 

1º JAC iEV20 – R$ 139.990

Uma mistura de SUV com hatch compacto. Lembra do J2? É como se fosse um primo nerd dele. O IEV 20, da chinesa Jac Motors, tem um motor de 68cv e 21,9kgfm de torque. A bateria conta com uma autonomia de 400km e a velocidade é limitada a 113 km/h. Um bom primeiro passo para dar adeus aos postos de combustíveis.  

2º JAC iEV40 – R$ 189.990

Seguindo o mesmo padrão do irmão maior e mais estiloso, iEV60, o iEV40 é uma versão elétrica do SUV compacto T4. Ele é movido por um motor elétrico com 115cv e 27,5kgfm de torque. Com apenas uma recarga, é possível rodar até 300 km. 

3º RENAULT ZOE – R$ 203.678

Vendido em duas versões no Brasil, o Renault Zoe teve um aumento impressionantes de  R$ 55.600. Passou de R$ 147.990, na época do lançamento, para R$ 203.678. Isso na versão de entrada. O subcompacto tem motor de 92cv de potência e 22,4kfgm de torque. Já a bateria estoca energia suficiente para você rodar 300km.  

4º NISSAN LEAF – R$ 209.990

O cara da vez é o veículo elétrico mais vendido do mundo, segundo a Nissan.  Ele é bem legal de guiar, mas tem um ponto fraco: a autonomia. São apenas 240km de diversão antes de estacionar, novamente, perto de uma tomada. O motor rende bons 149cv e 32,6kgfm de torque. Estamos falando de um modelo praticamente com o mesmo poder de fogo, nas arrancadas, que o do Volkswagen Golf GTI 2.0 turbo. Deu pra imaginar? 

5º JAC IEV60  – R$ 229.000

O modelo chinês iEV60 é, praticamente, a versão elétrica do T6. com porte de Jeep Compass, é o principal modelo 100% elétrico da Jac Motors. Mesmo sendo um SUV médio, ele compete em valores com os modelos de entrada das marcas mais tradicionais. Na motorização, são 150cv de potência e 33,6kgfm de torque. Com esses números, a autonomia fica na casa dos 380km.

Sabemos que os preços ainda são um choque. No entanto, dependendo do seu estilo de vida, a economia com gasolina pode ajudar a abater parte do investimento. Mas não tem como negar. Na ponta do lápis, os elétricos ainda não valem a pena financeiramente. Uma pena!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.