Última Marcha

Fiat Toro: picape fica mais moderna e ganha motor 1.3 turbo

A picape da Fiat, líder de mercado desde o seu lançamento, chega com muitas novidades de olho em 2022. O modelo chega com importantes alterações no design, interior, segurança e, principalmente, com uma nova opção de motor.

A Toro recebeu novas rodas de 16 até 18 polegadas

Design


Ousadia e alegria! Os designers trabalharam bastante na grade dianteira, no conjunto ótico (Full Led) e até no “olhar” da caminhonete. Agora, a assinatura em Led (DRL) pode ser amarela ou branca. Para fechar, as rodas também são diferentes – variando de 16 a 18 polegadas.

O desenho da grade muda de acordo com cada versão

Por dentro, a evolução foi ainda maior. Destaque para o quadro de instrumentos 100% digital de 7″, além das novas centrais multimídias de 7″, 8,4″ e 10,1″, posicionadas, sempre, na vertical. Todas elas contam com conexão ao Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

A central multimídia lembra ( e muito) a da Ram 1500

Os controles do ar-condicionado também mudaram. Os porta-objetos, espalhados por todo o interior, aumentaram de tamanho e passaram a somar 26 litros de capacidade.

Motorização

Agora, sim, a maior novidade: o motor 1.3 turbo, de quatro cilindros, com 185 cv e 27,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 6 marchas. A opção 1.8 flex ainda será mantida na versão de entrada, Endurance. Já as configurações turbodiesel manterão o conhecido 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm. Nesse caso, quem sai de cena é a transmissão manual. Vai tarde!

Novo motor 1.3 turbo rende 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque

A tração 4×4, assim como no Jeep Compass, pelo menos por enquanto, será exclusividade da Toro Diesel. No entanto, a montadora confirmou que o sistema já foi testado com o motor 1.3 turbo. Caso haja procura, o projeto poderá, sim, sair do papel.


Anjos da guarda

Agora, vamos falar de algumas evoluções importantes relacionadas à segurança. A picape italiana sai de fábrica com 6 airbags, na versão de Endurance, e 7, no restante da gama. Uma das tecnologias integradas à nova Toro é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Além de emitir um sinal sonoro, esse último item pode até corrigir a trajetória se o motorista der bobeira ao volante.

Toro Volcano 2022

Conectividade


Mais um destaque desse lançamento é o Fiat Connect, um aplicativo que integra a picape aos assistentes virtuais, smartphones e relógios smart. No celular, via App, o proprietário terá acesso à várias informações, como localização, quilometragem, nível de combustível, etc. Também será possível ligar e desligar o motor à distância.

Todas essas funções poderão ser comandadas, também, com a ajuda da assistente virtual da Amazon, a Alexa. Para que tudo isso funcione, no entanto, é preciso contratar um pacote de internet – oferecido em parceria com a operadora Tim. Se quiser, será possível compartilhar parte dos dados, via wi-fi, com até 8 aparelhos.

A Nova Toro, disponível em nove versões, chegará nas 520 concessionárias da rede a partir de 15 de maio. O que você achou das mudanças? Elas valem os preços descritos aqui embaixo?


Flex:


Toro Endurance (motor 1.8): R$ 114.590
Toro Endurance (motor 1.3): R$ 119.590
Toro Freedom: R$ 131.890
Toro Volcano: R$ 144.990

Diesel:


Toro Endurance: R$ 152.990
Toro Freedom: R$ 164.390
Toro Volcano: R$ 177.690
Toro Ranch: R$ 185.490
Toro Ultra: R$ 187.490

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.