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ACELERAMOS: Conheça o Volvo XC40 100% elétrico

O SUV sueco tem autonomia de mais de 400 quilômetros por R$ 389.950.

A meta da Volvo é direta e reta: Se tornar 100% elétrica até 2030. A preparação para isso começou com a chegada dos modelos híbridos plug-in ao mercado brasileiro. Agora, essa caminhada – ou praticamente uma marcha atlética – subiu um degrau. A marca acaba de lançar, oficialmente, o XC40 Recharge Pure Electric.

Esqueça aquela lenda de que carro elétrico/híbrido te, sempre, um design esquisito. Isso passou. O Fiat 500e, Tesla Model S, Audi E-Tron e RS e-tron GT, Porsche Taycan e vários outros não nos deixam mentir. O XC40 elétrico, agora, é mais um nessa lista.

A forma mais fácil de você saber, nas ruas, se é mesmo o modelo elétrico que está te ultrapassando é olhar a grade, agora completamente fechada. Você pode torcer um pouco o nariz e franzir a testa para falar “ah, isso eu não gostei”. Afinal, não estamos muito acostumados com grade sem as famosas entradas de ar, não é mesmo?

O Volvo XC40 elétrico chega em 7 cores.

Os motores do XC40 estão nos eixos, dianteiro e traseiro. Então, realmente, não há necessidade de uma abertura para a entrada de ar. No lugar do propulsor à combustão, o SUV ganhou mais um porta-malas com 31 litros de capacidade. Suficiente, apenas, para pequenos objetos, como o carregador portátil.

MOTOR

Já que falamos de motor, cada um deles tem 150kw de potência. Juntos, eles geram 408 hp (413 cv) e incríveis 67,3 kgfm de torque instantâneo. Um tiro. Como praticamente todos os elétricos. Pisou no acelerador, automaticamente você é lançado contra o banco. É como guiar um esportivo V8, porém sem barulho.

Volvo XC40 Recharge P8 AWD na cor Glacier Silver

O nosso primeiro contato com a novidade foi no Rio Grande do Sul. De Porto Alegre rumo a Osório, testei o XC40 Pure Eletric pela BR-290, a famosa FreeWay. O modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h, como é de praxe na Volvo.

SEGURANÇA

Fora toda a esportividade, por conta do torque, você ainda se sente respaldado pela segurança embarcada. São 7 airbags, aliados às mais avançadas tecnologias de assistências à condução, como câmera 360 graus, alerta de tráfego cruzado, frenagem automática de emergência, além de alertas de mudança de faixa e de ponto cego.

As rodas são 20 polegadas, porém na dianteira os pneus são menores do que os traseiros.

Ainda assim, o SUV vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Com inúmeros sensores e câmera capazes de, por exemplo, contornar curvas com precisão, é de tirar o chapéu como tudo funciona bem.

O XC40 Recharge Pure Electric tem o conjunto optico em led.

Já que estamos falando de um carro elétrico, a bateria é sempre um capítulo importante. São 413 km de autonomia com uma carga completa. Ao utilizar um carregador rápido, em estações de 150 kW, o motorista consegue até 80% de energia em apenas 40 minutos. Em uma tomada convencional ou wallbox, o tempo varia entre 8 e 11 horas. Vale lembrar que hoje, no Brasil, a marca possui mais de 800 carregadores por todo o país.

INTERIOR

Por dentro, o Volvo XC40 segue a mesma linha do irmão híbrido, com pequenas mudanças. O painel é 100% digital de 12,3 polegadas. E a central multimídia conta com 9 polegadas. A novidade dela é o sistema Android Automotive OS da Google. Basta você parear a sua conta Google e para usar todos os aplicativos, como Google Maps, Spotify, Livros, etc.

Outra invenção interessante é que agora o carro não possui botão Start-Stop. Basta você entrar, pisar no freio, colocar em “D” que o XC40 liga e sai andando. Caso queira parar, é só posicionar a alanca em “P”. Assim, ele automaticamente aciona o freio de estacionamento e desliga os motores. Parece esquisito, mas a gente se acostuma rapidamente.

O porta-malas do Volvo XC40 elétrico segue com 414 litros de capacidade.

PREÇO

O modelo 100% elétrico da Volvo chega em apenas uma versão por R$ 389.950. No período de pré-venda, 450 unidades foram comercializadas. Quem entrar nessa fila e comprar o modelo, ainda em 2021, leva pra casa o carregador Wallbox e a instalação – sem pagar nada a mais por isso. Se nada disso te convenceu, a Volvo ainda oferece três anos de manutenção grátis.

Esqueça o papo de que carro elétrico é o futuro. Ele é o presente. Guiar um Volvo sempre foi uma experiência agradável e acelerar XC40 Pure Eletric, até então, foi a melhor delas. Claro que o nosso país ainda tem muito para evoluir em infraestrutura de carregadores, mas, pelo menos, a Volvo vem fazendo a sua parte.

Se você tem condições financeiras de colocar um elétrico – principalmente um Volvo XC40 Recharge Pure Electric – na sua garagem, o faça. Só não esqueça de estacionar perto da tomada.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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