Última Marcha

Dirigimos a nova Ford Transit que chega custando a partir de R$ 220 mil

A Ford aos poucos vai aumentando a sua variação de modelos no showroom das concessionárias. Agora, retornando ao país e dando atenção ao segmento comercial, a marca apresenta a nova Transit 2022.

O modelo é produzido no Uruguai e inicialmente será comercializado apenas como Minibus, para passageiros. Ao total serão 5 versões: Teto baixo de 14+1, 15+1, teto alto de 17+1, 18+1 e a vidrada, sem os bancos, para poder ser adaptada para empresas. Em 2022, a versão furgão também entra no portfólio.

Na motorização, o 2.0 turbodiesel EcoBlue de 170 cavalos e 41,3 kgfm de torque, já aos 1.750 rpm. O modelo usa o Arla32 e está aprovado nas regras de emissões do Proconve 7. Aliado ao motor, temos o câmbio manual de 6 marchas e tração traseira.

Entre os equipamentos, a Transit tem três modos de condução (Normal, Eco e Escorregadio), start-stop, direção elétrica, computador de bordo e tela multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Car Play e estribo elétrico que surge quando alguém abre a porta dos passageiros. O ar-condicionado é item de série para o motorista, porém, opcional para os passageiros que vão sentados atrás.

No quesito segurança, a van é bem completa. Possui alerta de colisão com frenagem automática, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixas, auxílio de ventos laterais, dois airbags, além do controle de tração e estabilidade.

Ford Pass

A conectividade é um dos grandes diferenciais da Transit. Ela é a primeira van do segmento a vir com um modem embarcado de série. Ele é ligado a parte elétrica do veículo e conectado com o aplicativo FordPass, que possibilita o cliente acessar comandos e informações pelo celular.

O app permite agendar serviços online nas concessionárias e acompanhar a sua execução, localizar o veículo, gerar indicadores úteis para o negócio e receber mais de 3.000 alertas de falha, travar, abrir e diversas outras interações com a van.

Na direção

Nossa trecho com a nova Transit foi uma volta curta, pela pista de testes da GoodYear em Americana-SP. Apesar de rotineiramente nossa vida ser mais voltada para a avaliação de carros, a Transit impressiona em alguns detalhes. Primeiro, pela facilidade de fazer curvas. Apesar de ser um modelo grande, é muito boa de guiar. A direção elétrica deixa o carro fácil de manobrar e a posição de dirigir é facilmente encontrada graças aos ajustes manuais do volante e banco.

Outro detalhe que gera conforto é o fato dos comandos estarem todos ao alcance do motorista sem precisar descolar as costas do banco. Botão seletor dos modos de condução, multimídia, entradas USB, tudo pode ser acessado sem esforço. O Isolamento acústico também é bom, tanto no quesito motorização, que não transmite as vibrações para o veículo, quanto para os sons da rodagem.

O que mais nos chamou a atenção foi o câmbio, com engates precisos – melhor do que muito carro de passeio – e em conjunto com a embreagem leve, é confortável e trabalha muito bem. Ideal para um dia de cheio de trabalho, já que não temos a opção de um câmbio automático.

Preço

A Ford Transit já está disponível nas concessionárias para faturamento e o preço inicia a partir de R$ 220.000. A marca diz estar preparada para atender as manutenções em praticamente 100% das concessionárias e 80% delas já terão que ter o modelo exposto no showroom. A Transit ainda vem com garantia de um ano ou 100.000 km e tem revisões a cada 20.000 km com o sistema preço fixo.

Mercedes-Benz Sprinter, Renault Master, Peugeot Boxer, Citroen Jumper e Fiat Ducato agora tem uma nova dor de cabeça.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Nós da Fabusforma Adaptações Veiculares somos responsáveis pela transformação em um dos veículos Ford Transit L3H2 apresentados no evento da semana passada, no campo de provas da Goodyear no interior de São Paulo. Nossa empresa é especializada em implementações e adaptações em geral, realizamos diversos tipos de transformações nas versões: Ambulância, Acessível, Escolar, Executivo, Fretamento, Lotação, Revestimento de Proteção, Refrigeração, Transporte De Carga, entre outros consulte!